sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deus é ainda uma opção?
Um fato que pode confundir muitas mentes.
Por: André Balica
Cândida Jaine
Gerlane Matias

A maioria dos jovens por mais que não tenham uma religião fixa dizem acreditar em um Ser supremo. Muitos desses jovens já nascem em uma religião. Pesquisas revelam que a cada 10 jovens entrevistados apenas 3 permanecem nela, e os outros já mudaram pelo menos uma vez e muitas das vezes por influência de amigos. É o que diz Lucileide: ”Nasci na religião católica, porém agora na minha adolescência fui influenciada por meus amigos e vizinhos e decidir mudar para a religião protestante e pretendo não mudar mais”.
Os jovens atualmente tem dificuldade de abraçar um compromisso religioso(participar de uma religião)porque estão experimentando diversas religiões e com essa experiência sua mente fica cada vez mais confusa.
Já os jovens que tem uma religião fixa quando estão no meio de um grupo de pessoas de outras crenças, sentem grande dificuldade de adaptação, é o que afirma David Silva: ”Quando estou no meio de um grupo de outas crenças que diferem da minha, por mais que eu tente me senti bem, eu me sinto excluído, pois eles têm outros pensamentos, outas doutrinas”.
O fato de um jovem estar em uma determinada religião ou crença ele sofrerá mudanças tanto no caráter como nocomportamento. Porém há casos de jovens que não está em busca de enriquecimento espiritual, mas de diversão e às vezes até não conhece as doutrinas.
Alguns acreditam que crendo no seu Deus irá conseguir resolverseus problemas. É o que diz Elisa Beatriz: ”Meu Deus é maior que qualquer problema, porém sem ele não sou nada”. Essesjovens também acreditam que dentro dessa crença, no futuro terão uma recompensa que irá mudar toda a trajetória de suas vidas.
Uma pesquisa feita envolvendo jovens de 15 a 24 anos para saber se acreditavam em Deus e até que ponto a religião era praticada ou foi mudada ao menos uma vez mostrou o seguinte resultado: 98% dentro do universo de 800 brasileiros com idade de 15 a 24 anos que disseram acreditar em Deus, entre os que seguiram alguma religião, 33% escolheram sua fé por decisão pessoal, sem interferência da família e 17% deles tinham mudado ao menos uma vez.
Esses dados só reforçam que o jovem mesmo que venha frequentar diversas religiões até escolher se encaixar em uma, na verdade ele sempre estará em busca de acreditar em uma força divina seja ela, Buda, Maomé, Oxalá, Deus ou Jesus entre outras onde encontrarão esperança para viver.





Aluísio Azevedo/ Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário